LiHS - Liga Humanista Secular do Brasil
Se você rejeitou a religião tradicional (ou nunca foi religioso), você pode estar se perguntando "isso é tudo?"
É libertador reconhecer que seres sobrenaturais são criações humanas... e que não há "espírito"... e que as pessoas surgiram (tanto a espécie quanto os indivíduos) a partir de processos puramente naturais, e que portanto as pessoas são responsáveis por si mesmas.
Mas e depois?
Para muitos, o mero ateísmo (a ausência de crença em deuses e no sobrenatural) ou o agnosticismo (a visão de que tais coisas não podem ser respondidas de forma absoluta) não são o bastante.
O ateísmo e o agnosticismo nada podem dizer sobre questões maiores sobre valores e significados. Se o sentido na vida não é imposto de cima para baixo, que sentidos podemos construir juntos para a vida? Se a vida não é eterna, como podemos fazer com que nossas vidas finitas sejam preciosas?
Como coexistiremos num mundo que não é governado por versões gigantes de nós mesmos?
Para as questões que precisam de respostas depois de nos livrarmos de deuses, espíritos e fantasmas, muitos ateus, agnósticos, céticos e livres-pensadores se voltam para o humanismo secular.
O que é isso?
"O Humanismo é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. O Humanismo não é teísta e não aceita visões sobrenaturais da realidade."
International Humanist and Ethical Union (IHEU) - Minimum Statement on Humanism
Para defender essa postura acaba de ser lançada a ideia da
LiHS - Liga Humanista Secular do Brasil.
Junte-se a nós!
Nossa visão:
Um mundo sem privilégios religiosos ou discriminação religiosa, onde as pessoas têm liberdade para viver bem com base na razão, na experiência e nos valores humanos universais.
Nossa missão:
A LiHS será fundada para promover o Humanismo, para apoiar e representar as pessoas que buscam viver sem crenças religiosas ou supersticiosas, de uma forma positiva e construtiva em vez de negativa e combativa.
Quem somos:
A Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS) será instituída como uma organização não-governamental sem fins lucrativos, dedicada a apoiar e representar pessoas não-religiosas que buscam viver eticamente sem crenças sobrenaturais e supersticiosas, e que queiram se identificar de forma positiva e afirmativa.
Comprometida com os direitos humanos, com a democracia, com a igualdade, com o respeito mútuo e com a honestidade intelectual livre, a LiHS trabalhará concretamente por uma sociedade aberta, com liberdade de crença, liberdade de expressão, e laicidade nas leis, na educação, na mídia, e no cenário público em geral, sem privilégios para a religião, especialmente a historicamente estabelecida.
Começamos com o blog Bule Voador, muito mais virá em breve.
___________________________
Conheça também