A beleza é uma construção social ou temos bases biológicas para achar alguém bonito?
Comece por partir o que você quer dizer com "beleza". Atratividade facial e de corpos é algo que tem influência clara da biologia. Através das culturas as pessoas valorizam essas coisas de acordo com suas orientações sexuais e de acordo com os sinais de dimorfismo sexual da face e do corpo. Mulheres mais atraentes têm rostos delicados e uma razão entre cintura e quadril próxima de 0.7.* Homens mais atraentes têm rostos mais másculos e uma certa razão entre ombros e quadril (aquela história de "ombros largos"). Além, é claro, de outros sinais dimórficos claros como timbre da voz.**
Também vemos beleza em objetos e paisagens. O biólogo E. O. Wilson especula que a preferência estética por certo tipo de paisagem montanhosa com sinais de água disponível, que ele chama de "biofilia", foi moldada pela seleção natural.*** Isso é difícil de confirmar. Mas dificilmente existe preferência ou comportamento com zero de herdabilidade, com nenhuma participação dos genes. Eles formam a arquitetura do nosso cérebro e a base sobre a qual as culturas trabalham. Na verdade, a descoberta de que não há comportamento sem influência dos genes, mesmo que pequena, é uma das maiores descobertas replicadas várias vezes na genética do comportamento.****
Muita gente gosta de apontar quadros antigos com pessoas gordas como prova de que a estética dos corpos é completamente contingente à cultura. Também estatuetas do Neolítico como a Vênus de Düsseldorf. Mas é perfeitamente possível que genes também interfiram de acordo com as condições ambientais em que tipo de corpo é considerado atraente. Até em bactérias alguns genes (especialmente em estruturas chamadas "operons") mudam sua expressão em resposta a estímulos ambientais.
Não há um determinismo genético no sentido de um gene para cada preferência. Comportamentos nunca são influenciados por um único gene. Mas também não há determinismos culturais dessas coisas. Culturas não existem num vácuo divino acima da nossa natureza animal. Nós somos geneticamente programados para a cultura e culturalmente moldados na nossa biologia. Existe a natureza humana.
_____
* Referências:
Cunningham, Michael R., et al. "Their ideas of beauty are, on the whole, the same as ours": Consistency and variability in the cross-cultural perception of female physical attractiveness." Journal of Personality and Social Psychology 68.2 (1995): 261.
Singh, Devendra. "Adaptive significance of female physical attractiveness: role of waist-to-hip ratio." Journal of personality and social psychology 65.2 (1993): 293.
** Referências:
Hughes, Susan M., and Gordon G. Gallup. "Sex differences in morphological predictors of sexual behavior: Shoulder to hip and waist to hip ratios." Evolution and Human Behavior 24.3 (2003): 173-178.
Hughes, Susan M., Franco Dispenza, and Gordon G. Gallup. "Ratings of voice attractiveness predict sexual behavior and body configuration." Evolution and Human Behavior 25.5 (2004): 295-304.
*** Wilson, Edward O. Biophilia. Harvard University Press, 1984.
****
Leia também: